segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Exposição "Deficiência & AIDS" - 30/08 a 01/09 - Montes Claros - MG

Na Semana Municipal da Pessoa com deficiencia, em Montes Claros - Minas Gerais , o GRAPPA apresenta a Exposição "Deficiência & AIDS". "Não podemos ignorar a sexualidade de um deficiente: seja ele físico, surdo, cego ou deficiente intelectual. Todos nós temos direito á vida sexual. Vamos mudar o estigma social, favorecendo a educação sexual. Vamos dar atenção à saúde sexual de quem sofre alguma deficiência”. Obrigada Tate Viana - GRAPPA
Descrição da imagem: Folder da exposição com as informações sobre local, data, parceiros e duas fotos. Uma delas de uma pessoa na cadeira de rodas, mostrando do pescoço para baixo. A outra, uma pessoa na cadeira de rodas, de costas. Finalizando a seguinte frase: "Incluir a pessoa com deficiência na luta contra a epidemia ds DST/AIDS significa encarar sua sexualidade, reconhecerque tem desejos e direito a vida sexual, com qualidade e segurança.

domingo, 22 de agosto de 2010

"QUEM SE ARRISCA A DAR UM PALPITE?" por Dora Simões - Violência doméstica contra a mulher

"QUEM SE ARRISCA A DAR UM PALPITE?"
Me pergunto se avançamos realmente no tocante à defesa das mulheres, o que vocês acham?
Claro, temos a magnífica Lei Maria da Penha, uma grande vitória, se não fosse tratada com tanta indiferença por parte de alguns e algumas pessoas de nosso Judiciário.
Como será que se sente aquela mulher que, ao procurar ajuda, não é ouvida e muitas vezes nem lhe dão a devida atenção e infelizmente logo mais terão que atender um chamado, geralmente feito por denúncia anônima, que aquela mulher que outrora os procurou sem resultado algum foi encontrada morta e jogada em algum lugar da cidade? É cruel, mas acontece que estamos assistindo, lendo e ouvindo todos os dias histórias a respeito de MERCIAS,ELIZAS,PATRICIAS,ELIANAS,MARIAS e por aí vai... Bom, essas mulheres ainda aparecem nas estatísticas nacionais e internacionais mas, e aquelas que nínguém sabe, ninguém viu... sem rostos, corpos,sem nada? Provavelmente ficamos sem respostas que nos tranquilizem. Vocês sabem que apenas 40% das Mulheres denunciam a violência doméstica? Pois é, e ainda temos que ouvir alguns dizerem assim: "Deixa, ela deve gostar de apanhar" . É o fim, mas quem de nós já não ouviu um comentário do tipo?
Enfim, vamos nos fortalecer e nos engajar no enfrentamento contra a violência doméstica por meio dos movimentos sociais, de nossas organizações e por onde der. Acredito que assim vamos contribuir para a qualidade de vida de nossas mulheres. Doralice Pereira Simões - dorasimoes1@gmail.com

sábado, 21 de agosto de 2010

Camisinha em Discussão - Revista Saber Viver

Indicamos mais um texto da revista Saber Viver (ano 10, n 46) que discute o uso da camisinha. Apesar de ser a melhor forma de prevenir a infecção pelo HIV, as hepatites B e C e outras doenças transmitidas durante o sexo, a camisinha permanece na berlinda. 
No texto a ativista Cida Lemos lembra que para muitas pessoas camisinha não combina com amor, quando deveria ser exatamente o contrário.Acesse: http://www.saberviver.org.br/index.php?g_edicao=comportamento_46
Descrição da imagem: Foto de duas pessoas, uma delas Cida Lemos falando no microfone.

Revista Saber Viver - Colaboração de nosso colunista Beto Volpe no texto sobre acesso de medicamentos para HIV.

Leio o texto (matéria da capa) da Revista Saber Viver (ano 10, n 46)  sobre Justiça para quem precisa de medicamentos para tratamento de HIV, já disponiveis no exterior mas não distribuidos na rede pública do brasil e que podem ser adquiridos por meio de processos judiciais, com a participação de Beto Volpe.


Descrição da Imagem: Capa da Revista Saber Viver com algumas pessoas, entre elas, Beto Volpe e a chamada para o texto: Justiça garante acesso a medicamentos não distribuidos pelo SUS.

Programa Especial: Exemplo de exercicio da escolha amorosa e sexualidade de uma jovem com Síndrome de Down

Recomendamos o programa da série "Programa Especial", que é semanal e exibido pela TV Brasil. O programa tem recursos de acessibilidade: audiodescrição e janela de Libras.
Destacamos a experiência de Tathi, jovem com sindrome de Down, o exercício da escolha amorosa e da sexualidade, com responsabilidade, segurança e apoio da família e a participação em intercâmbio, em Portugal! Isso é vida independente!! Confesso que nunca havia pensado nessa possibilidade, até que tive a oportunidade de conhecer a Thati e família, em encontro promovido pelo Fabio Adiron. Fiquei encantada! Esse vídeo é um dos melhores que já assisti. Recomendo. Abraços, Marta Gil.
Acesse: http://www.programaespecial.com.br/video-galeria/galeria-de-videos/viewvideo/98/familia/unknown

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ministério da Saúde faz comentário sobre nosso texto

O Blog da Audiodescrição publicou o texto sobre os aprendizados que ficaram na curuera do seminário Ações e reflexões - Acesse. E já recebeu um comentário (abaixo) que partilho, abraços, Marta Gil
Ministério da Saúde deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Relatório do seminário Ações e Reflexões Sobre AID...": Olá, blogueiro!
A melhor prevenção é a informação e usando a camisinha, todos curtem melhor a vida e sem preocupação. Homens e mulheres, de qualquer idade, orientação sexual ou classe social são vulneráveis ao vírus HIV e a outras doenças sexualmente transmissíveis. Ajude a divulgar informações e conscientizar mais pessoas sobre as formas de contágio e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus HIV. Conheça algumas das atuais campanhas contra o preconceito e de prevenção a DSTs do Ministério da Saúde. Ajude-nos a divulgá-las. Vamos juntos conscientizar um número maior de pessoas. Camisinha. Com amor, paixão ou só sexo mesmo. Use sempre. Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br, www.aids.gov.br ou www.formspring.me/minsaude.  
Atenciosamente,Ministério da Saúde
Postado por Ministério da Saúde no blog Blog da Audiodescrição em 13 de agosto de 2010 20:40

"Ações e reflexões sobre aids e deficiência: diferentes vozes": aprendizados e recomendações


"É preciso dar visibilidade aos pontos de convergência existentes entre os segmentos formados por pessoas vivendo com deficiência e pessoas vivendo com HIV/aids"
Marta Gil
http://www.saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=29721
 

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Textos novos no blog !

Acessem nossa página de Textos, com novos materiais: CONVERSANDO SOBRE SEXUALIDADE E DEFICIÊNCIA - UMA OVERDOSE PARA NOSSA PREPOTÊNCIA; UM TSUNAMI EM NOSSO ORGULHO, Escrito por Sonia B. Hoffmann - 11 de agosto de 2010

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Corpo Gênero e Sexualidade na experiência da deficiência - Anahi Guedes de Mello e Adriano Henrique Nuernberg

O pôster "Corpo, Gênero e Sexualidade na Experiência da Deficiência" ganhou primeiro lugar na categoria pôster do Prêmio Lévi-Strauss da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Os resultados estão divulgados também no site da ABA: http://www.abant.org.br/noticias.php?type=premio#542.
Prêmio Lévi-Strauss 2010 – 3ª Edição
Modalidade A (Pôster)
1º. Lugar: Anahi Guedes de Mello e Adriano Henrique Nuernberg
Corpo Gênero e Sexualidade na experiência da deficiência
2º. Lugar: Paloma Karuza Maroni da Silva
Alianças, amizades e rivalidades entre torcidas organizadas de futebol: O caso da IRA Jovem Gama
3º. Lugar: Queise Hellen Luz Ramos
Análise Antropológica sobre a recusa de sangue alogênico por pacientes testemunhas de Jeová
Menção Honrosa: Jaqueline S. Ferraz de Lima
“Amor Eterno”: Notas sobre a dinâmica familiar dos presos membros do PCC

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Jogo sobre Aids tem nova versão


Produzido pela Fiocruz, Zig-Zaids, que pode ser baixado pela internet, fornece a jovens informações sobre o vírus da Aids e doenças sexualmente transmissíveis. 
Leia em: 
Para fazer download do jogo acesse a página: