segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Resposta + 2010 - matérias sobre aids e deficiências

A publicação Resposta + 2010, do Departamento de DST/Aids e Hepatites virais fala sobre aids e deficiências nas matérias:
Prevenção de uma forma especial, sobre a prevenção com jovens com deficiência intelectual,
Deficiência pós-aids, 
Pelo fim do silêncio, sobre estratégia com jovens surdos.
Acesse a revista em pdf . Clique aqui
Descrição da imagem: capa da publicação com o nome e varias pequenas fotos de pessoas que participaram das matérias, segurando um preservativo.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Filme POSITIVAS na Mostra Competitiva - Festival do Rio

Queridos (as) é com muito orgulho que convido para estarem comigo ,conforme calendario abaixo, para festejarmos o sucesso do filme POSITIVAS, que conta a historia de 7 mulheres infectadas em relações estaveis, superaram oestigma e com muita dignidade apresentam ao mundo o lema: *ONTEM nos escondíamos para morrer, Hoje nos mostramos para VIVER .As protagonistas são: Ana Paula ( DF ), Heli Cordeiro ( RJ), Maria Medianeira (RS), Silvinha (SP), Simone (RJ), Rosario ( Ba ) e eu Cida Lemos (RJ).
Dia 30 de setembro, quinta-feira, no Pavilhão do Festival do Rio - 13h - sessão popular, seguida de debate
Dia 1º de outubro, sexta-feira, no Estação Vivo Gávea 3 - 15h40/ 20h.
Gostaria de contar com voces no dia 30, pois haverá uma votação popular e seria maravilhoso para todas nós se nosso filme recebesse o troféu de melhor documentario. É importante dizer que o mesmo só foi realizado graças à sensibilidade e garra da diretora Susanna e que todas nós participamos voluntariamente, apenas com o desejo de dizer ao mundo que não é vergonha ter HIV/ AIDS e que fizemos o que muita gente faz: * tivemos relações desprotegidas*, porque acreditávamos que o Amor Imunizava.Por favor repassem para suas listas e compareçam para nos abraçarmos. Enviado por CIDA LEMOS.
Descrição da imagem: foto do rosto das 7 mulheres que participam do filme POSITIVAS, Todas lindas e com um sorriso maravilhoso.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ativistas e pessoas com deficiência física preparam documento com demandas dessa população na área da aids - 10 de setembro

Como devem ser as mensagens de prevenção das DST/aids para as pessoas com deficiência?
Representantes desse segmento da sociedade, ativistas e profissionais da saúde se reuniram na tarde desta sexta-feira, na Paróquia da Nossa Senhora da Saúde em São Paulo, para responder a essa pergunta. Eles trocaram experiências e deram sugestões para a criação de um documento que será entregue aos órgãos especializados do governo com demandas da população deficiente nas áreas de prevenção do HIV e tratamento da aids.
A cadeirante Ana Rita de Paula defendeu parcerias com organizações que já atendem as pessoas com deficiência. "As entidades que trabalham diretamente com eles já têm habilidades em transmitir mensagens".
Ana Rita sugeriu também a criação de materiais específicos para alunos do ensino fundamental que são portadores de deficiência.
O ativista Beto Volpe propôs a aproximação do movimento social de luta contra aids ao que defende as pessoas com deficiência. "Muitas vezes esses dois grupos lutam por direitos parecidos. No caso das mulheres soropositivas e das portadoras de deficiência, por exemplo, ambas querem o direito sexual e reprodutivo", explificou.
O grupo lembrou a importância de usar imagens coloridas e grandes nas campanhas voltadas aos deficientes auditivos. Outra proposta coletiva foi a criação de cartilhas com explicações de termos corretos e informações sobre DST/aids e deficiência para essa população e para os profissionais da saúde. Para os deficientes visuais, os materiais seriam em braile.
Segundo os participantes do debate, existem muitos materiais destinados aos deficientes, mas não são bem divulgados. Pensando nisso, eles sugeriram que todo esse material fosse reunido e disponibilizado no site do Centro de Referência e Treinamento em DST/aids. (www.crt.saude.sp.gov.br).
O evento foi organizado pelo Programa Estadual de DST/Aids de São Paulo.
Talita Martins - Agência de Noticias da Aids - http://www.agenciaaids.com.br/

terça-feira, 7 de setembro de 2010

ERA UMA VEZ, ALÉM DO ARCO ÍRIS... por Beto Volpe

" ... um garoto que percebeu que não era igual aos outros. Seus desejos desde cedo já haviam se manifestado com os amiguinhos e na primeira aula de natação ficou claro que o vestiário seria muito mais do que um lugar para se banhar e trocar de roupas. O problema é que essa criança cresceu ouvindo as chacotas sobre a ‘bicha louca’ do bairro, vendo os programas humorísticos ridicularizarem sua condição. E o pior de tudo, seu desejo era pecado e toda vez que ia à missa podia sentir os olhares acusadores de todos os santos, sinalizando o caminho do Inferno. Mas o desejo era forte demais e, também desde cedo, a opção estava feita: ser feliz. No fundo, essa é a única opção dada a qualquer pessoa de qualquer orientação sexual, ser ou não ser feliz. Eis a questão. " . Leia texto na integra.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Revista Viração de agosto fala sobre o Seminário " Ações e reflexões sobre aids e deficiência"

A Revista Viração de agosto traz duas matérias de especial interesse: "Barreiras silenciosas", sobre o seminário "Ações e reflexões sobre aids e deficiência: diferentes vozes", escrita (muito bem escrita, aliás) por Nair Moraes e Carlos Henrique Lima,adolescentes comunicadores da Plataforma dos Centros Urbanos e"Fortalecendo redes", sobre o Primeiro Encontro Amazônico de Jovens Vivendo com HIV/aids. http://www.issuu.com/viracao/docs/viracao_edicao_64

Fotos e Fatos : Evento "Deficiência e aids" - Montes Claros

Aconteceu nos ultimos dias 30, 31 e 01 de setembro a SEMANA MUNICIPAL DO DEFICIENTE, varios eventos foram feitos na cidade de Montes Claros, e o GRAPPA esteve presente em todas as atividades, com o tema DEFICIENCIA E AIDS.



Texto sobre o Seminário "Ações e reflexões sobre aids e deficiencia" : Aprendizados e recomendações

O texto é fruto do Seminário final (23 e 24 de junho) que encerrou o Projeto " Ações e reflexões sobre aids e deficiência: diferentes vozes", realizado pelo Instituto Amankay, ou sua face pública. O mês de julho foi dedicado à redação dos Relatórios Técnico e Financeiro, momento propício à reflexão e revisão dos passos dados nestes quatro meses, de intensa atividade. 
"Agora é o momento da "curuera", de examinar o que restou na peneira, visando a próxima etapa do processo: no caso da mandioca, o cozimento da massa até sua torrefação e distribuição para consumo por muitos. No caso do projeto, a curuera designa o momento interno para pausa e reflexão para, em seguida, ser disseminada e alimentar novas ações, reflexões, projetos e até mesmo políticas públicas. Iniciamos com a apresentação sucinta do Projeto, que é a matéria prima da "curuera" e depois vamos examinar, juntos, o que temos nas mãos", escreve Marta Gil, autora do texto.  Acesse
Descrição da imagem: foto de Marta Gil, com um sorriso lindo.

Mini seminário " A vulnerabilidade da pessoa com deficiência " - 10 de setembro - SP

O mini seminário "A vulnerabilidade da pessoa com deficiência"  Desafios e perspectivas na prevenção, iniciativa do Programa Estadual de DST/AIDS - Gerência de Prevenção - GT Aids e deficiências, acontecerá em São Paulo, 10 de setembro ás 14:00 hs.
Local: Rua Santa Cruz, 68 ( Paroquia Nossa Senhora da Saúde - Salão de cumprimentos).
Descrição da imagem: cartaz do mini seminário com as informações citadas acima e o simbolo universal da acessibilidade com um laço vermelho _ simbolo de luta contra a aids.

Dia Mundial da Saúde Sexual - 04 de setembro


A Secretaria da Diversidade do Sindicato dos Comerciários de São Paulo em parceria com a WAS e CEPCOS, realizará no dia 04 de Setembro das 8:00 ás 18:00 hs no Parque do IBIRAPUERA  (marquise), com objetivo do Dia Mundial da Saúde Sexual levar a informação ao público geral.
Sônia de Freitas Toledo Rodrigues
Secretaria da Diversidade - Sindicato dos Comerciários de São Paulo
Fone - 11- 2111-1825 - sonia@comerciarios.org.br