segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reatech, cadeira erótica acessível... Aquário!! Por Beto Volpe


Cheguei ontem à noite em São Vicente ainda em estado de euforia retornando de minha primeira participação na Reatech, a maior feira de tecnologias e equipamentos inclusivos da América Latina voltada para pessoas com deficiências, ocorrida no gigantesco e exaustivo Centro de Convenções Imigrantes.  Além de expositores os mais diversos, de iniciativas locais a montadoras de automóveis, uma série de seminários aconteceu, dentre eles os dois que abaixo colo matérias no www.agenciaaids.com.br .
Minha fala na mesa homossexualidade/lesbianidade e deficiências, compartilhada com Dora Simões do Conselho de Pessoas com Deficiências de São Paulo discorreu sobre o tema proposto a partir de minha vivência na tríplice coroa da exclusão: homossexual vivendo com deficiência e AIDS. Após pedir licença à organizadora Márcia Gori, à qual agradeço uma vez mais o convite e a abertura de mais um portal para o mundo, não houve como não falar em HIV/AIDS/HV nesse contexto e a partir de então tratei de me ater a esse ponto.Impressionou-me o ainda quase unânime desconhecimento das varias relações entre AIDS e deficiências e o muito que podemos construir juntos! Porém, minha maior impressão da Feira e das discussões nos seminários é a de que definitivamente estamos em Aquário. Depoimentos e trabalhos que atingem a especificidades outrora simplesmente desconhecidas, hoje são trazidos à luz como uma revolução de Morlocks que saem dos subterrâneos para conquistar seu lugar ao sol. Da descrição detalhada do processo de inseminação caseira, passando pelo grande número de mulheres cadeirantes que se tornaram mães e outros tantos fetos em sua gestação sobre rodas a temas, digamos, controversos como devoteísmo, cujos adeptos são pessoas sem deficiências que somente se relacionam com pessoas com deficiências. Temos nosso análogo no mundo da AIDS, pessoas soronegativas que somente se relacionam com soropositivos. Relações de cuidado ou afeto, ou ambas. Ou outras... Cada um dá sua interpretação.
O número de publicações sobre sexualidade e deficiências foi outra ótima surpresa, ‘Sexualidade e Deficiência: rompendo o Silêncio’ de Ana Rita de Paula, Mina Regen e Penha Lopes, ‘Na minha cadeira ou na sua?’ de Juliana Carvalho e o tão aguardado ‘Direitos Sexuais e Reprodutivos na Integralidade da Atenção à Saúde de Pessoas com Deficiências’ publicado pela Área Técnica da Saúde da Pessoa com Deficiência, fruto de extenso trabalho que teve sua fecundação no I Fórum de DST/AIDS e PCD dentro do Congresso de Prevenção de 2008 e, especialmente, com a leitura para o auditório geral da Carta de Florianópolis. Parabéns a todos os envolvidos, orgulhoso pelo Hipupiara ser um deles.Maiores informações sobre sua obtenção através do e-mail pessoacomdeficiencia@saude.gov.br .
Além de uma cadeira erótica acessível que contou com a demonstração de um casal lindíssimo de cadeirantes da audiência que se prontificou, como presente pelos dez anos de casamento completos ontem. Isso é Aquário.Peço, carinhosamente, que este seja reverberado em suas listas de contatos. Parabéns a todos nós! E salve a Era de Aquário !!!  Solidariamente  Beto Volpe - http://www.hipupiara.org.br/ -Twt: BetoVolpe - 13-3466.4007/  9723.9499

Nenhum comentário: